Quando os gestores optam pela implantação de um ERP, eles assumem automatizar processos internos em prol de maior velocidade de suas operações, confiabilidade nas informações e posicionamento adequado em um mundo cada vez mais digital.
Naturalmente, ele passa a investir na manutenção e na melhoria da sua plataforma ERP para extrair o máximo do que a ferramenta pode lhe proporcionar. Isto não vem de uma hora para a outra: Há projetos de implantação que perduram por bons anos, uma vez que os gestores modernos estão sempre á procura da excelência. Por contrapartida, também existem empresas que consolidam o uso do ERP em alguns módulos e adequam a operação em função dos mesmos. Neste caso, cabe a pergunta: Qual o nível de controle você possui em sua empresa?
Muitas vezes, com um processo empresarial em nível de operação aderente aos recursos do ERP implementado, é comum a direção da empresa se instalar em uma zona de conforto o qual pode ser perigosamente vulnerável a um mercado cada vez mais complexo, principalmente em se falando do Brasil e seu cenário político/econômico instável.
Para isso, o ERP dispõe de ferramentas que auxiliam a gestão empresarial de maneira mais próxima, afim de proporcionar uma tomada de decisão mais rápida e eficaz, dirimindo riscos com gastos desnecessários, imprevistos, ou mesmo o descontrole financeiro da operação. No Protheus, uma boa ferramenta para este nível de controle é o módulo Planejamento e Controle Orçamentário (PCO).
Neste módulo é possível, dentre outros recursos:
- Controle do ciclo de vida orçamentário
- Descentralização da execução dos orçamentos, via integração aos demais módulos
- Controle de acesso a contas e níveis orçamentários
- Rastreabilidade total de revisões orçamentárias
- Bloqueio operacional em processos por insuficiência de saldo orçamentário previsto
- Totalizadores e visões gerenciais em tempo real para melhor tomada de ação
Com a implantação destas funcionalidades, os gestores possuem ferramentas para controle e acompanhamento orçamentário dentro do previsto, reduzindo assim a sensação de “barco a deriva” e consequentemente “tomando as rédeas” da operação financeira da empresa. Trata-se de um módulo que eleva o patamar de uso do ERP para um controle em nível de gestão.
Para implantação, consulte a QSdoBrasil! Certamente nossos consultores especialistas poderão atende-los e ajudar seus gestores a tomarem a melhor decisão para o seu negócio!
Adicionar um comentário